Ex-participante do reality show MasterChef Brasil, da Band, não ganhou aquela edição do programa, mas ficou popular nas redes sociais

Imagine uma chinesa que vem para o Brasil, sem conhecer muito o português e que vira sucesso em programa de televisão mesmo sem tê-lo ganhado. Essa é a história de sucesso e superação da extrovertida participante do reality show MasterChef Brasil, da Band, Jiang Pu.

+ Sandro Augusto conta a sua trajetória de sucesso como comunicador para TViG

“Nasci na China, na região sudoeste. Lembro que quando era criança, eu andava de bicicleta e podia contar os habitantes da cidade na mão, de tão pequeno era o local onde morava. Quando meus pais vieram para o Brasil, eu fui viver com minha tia, na capital chinesa. Só depois que meus pais conseguiram se estabelecer, eles me buscaram e eu vim para São Paulo” recorda Jiang em entrevista para o programa Pra Frente Sempre, da TV iG.

A adaptação no Brasil não foi fácil. “Quando cheguei aqui, tinha doze anos, estava na pré-adolescência. Meus pais não conseguiam me ajudar porque eles também não entendiam muito bem o português. Só sabiam as palavras essenciais para fazer comércio. Depois de uns dois, três anos, eu já preenchia minha própria matricula na escola e ia nas reuniões dos pais na escola do meu irmão” conta.

+ Multimídia, Edu Guedes alcançou o sucesso fazendo o que gosta

Jiang é formada em Estatística, mas a Gastronomia era a sua paixão. “Desde o colégio, eu queria estudar Gastronomia, mas quando comecei a pesquisar vi que a mensalidade era muito cara. Além disso, naquela época, não tinha uma produção nacional voltada para essa área, tudo dependia da importação. Portanto, escolhi Estatística pensando em primeiro ganhar dinheiro com isso para depois aplicar na minha paixão” explica.

Jiang chegou a trabalhar com estatística, mas não gostava do ambiente sufocante e burocrático. Começou então a estudar Confeitaria, a cozinhar, fazer encomendas e entregas. Por sugestão de amigos que conheceram seu talento junto ao fogão, ela fez a inscrição para a segunda temporada do MasterChef Brasil.

A participação no programa abriu muitas portas para Jiang e agora ela faz planos para o futuro
Divulgação
A participação no programa abriu muitas portas para Jiang e agora ela faz planos para o futuro

“Nunca enxerguei que tinha potencial. Então minha intenção era entrar no programa, aparecer na TV e algum chefe famoso me chamar para trabalhar. Para mim sempre foi uma surpresa porque eu nunca imaginava que seria sucesso. Só pensava que uma hora iria sair. Meu objetivo era ficar entre os dez, mas as coisas foram tomando outro rumo ” diz. Jiang foi a terceira colocada no reality e uma das mais comentadas no Twitter Brasil durante a temporada.

+ Gilberto Barros compartilha experiência de comunicador em entrevista para TV iG

A participação no programa abriu muitas portas para Jiang e agora ela faz planos para o futuro. “Estou planejando abrir um restaurante de comida chinesa. Vou apresentar um cardápio adaptado ao paladar brasileiro. Em seis meses devo abrir” revelou.

*Por Rafael Henrique

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.