Ex-garoto-propaganda da rede de lojas C&A, bailarino ganhou fama fazendo mais de dois mil comerciais para a TV; atualmente, mantém projeto social

Você pode até não lembrar dele só ouvindo o seu nome, mas com certeza já o viu na televisão. Convidado dessa semana do Pra Frente Sempre, Sebastian Fonseca ficou famoso no Brasil, principalmente, pelo seu trabalho como garoto-propaganda da rede de lojas C&A. Entre 1990 e 2010, foram cerca de 2.400 comerciais. Atualmente, desenvolve trabalhos sociais.

Leia também: Olivier Anquier conta sua trajetória empreendedora ao Pra Frente Sempre

Sebastian Fonseca começou sua carreira aos 12 anos de idade. "Quando tinha sete, oito anos, eu falava para minha mãe que seria um grande artista. Por isso, procurei sempre fazer da minha arte o meu sacerdócio, do palco o meu altar e do teatro o grande templo", lembra o bailarino do período antes da fama .

"Meu primeiro passo profissional foi quando conheci Oswaldo Montenegro. Ele tinha ido a Belo Horizonte fazer um espetáculo e eu consegui fazer parte do elenco. Depois entrei para um grupo de dança moderna com base clássica, em BH, chamado Camaleão; trabalhei ainda no Teatro Municipal de São Paulo e no Teatro Guaíra, em Curitiba", recorda.

Durante esse período nos palcos, Sebastian recebeu um convite para ser o primeiro garoto-propaganda negro da história da publicidade nacional. "Foi uma coisa assustadora para a mídia brasileira. Aquele negrão com olhos arregalados, com roupas diferentes, era um acontecimento interplanetário", diverte-se, lembrando das campanhas para a rede de lojas.

Entre 1990 e 2010, o bailarino Sebastian Fonseca realizou cerca de 2.400 comerciais para a rede de lojas C&A
Reprodução
Entre 1990 e 2010, o bailarino Sebastian Fonseca realizou cerca de 2.400 comerciais para a rede de lojas C&A

Leia também: Raquel Novais, ex-MasterChef Brasil, fala sobre gastronomia e novos projetos

"Quando eu entrei para fazer o comercial, eram poucas lojas que a marca tinha, depois das aparições na televisão esse número aumentou muito. Eu literalmente abria a loja. Participava dos processos de trainee, fazia palestras", lembra.

Trabalho Social

Sebastian é idealizador do Núcleo de Dança Sebastian, uma entidade fundada em 2003, sem fins lucrativos, que tem como missão a formação de profissionais ligados às artes cênicas por meio de cultura, conhecimento, técnicas, valores humanos e filosofia. No ano passado, a organização atendeu a 104 crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos, apenas na Unidade de Osasco. No total, foram cerca de 300 crianças atendidas também nos CEUs da Zona Norte e da Zona Sul da cidade de São Paulo.

Leia também: Empresário musical Rick Bonadio lembra de trajetória no mercado fonográfico

"Sou o resultado do que quero oferecer para minhas crianças. Esse projeto existe porque passei por uma boa formação de caráter e conduta na minha família", explica Sebastian Fonseca, que chegou à fama alguns anos após o início da carreira. "Acredito que cada momento que vivemos aqui neste planeta devemos construir ambientes sociais que promovam a qualidade humana e familiar para os que estão a nossa volta".

* Por Rafael Henrique.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.