Ivo participou da primeira edição do reality show MasterChef Profissionais, da TV Bandeirantes; atualmente, comanda restaurante em São Paulo

O convidado dessa semana do Pra Frente Sempre viajou pelo Brasil com a sua gastronomia e sem ter se formado na área trabalhou nos principais restaurantes brasileiros, além de participar de um reality show onde ficou entre os quatro finalistas. O chef Ivo Lopes ingressou na culinária ainda muito novo e seu talento na cozinha chamou a atenção do programa MasterChef Profissionais , da TV Bandeirantes.

Leia também: Consagrado como o personagem Bananinha, Marcelo Benny fala sobre novos projetos

Aos 18 anos, Ivo Lopes trabalhou com o chef Danio Braga na Locanda de La Mimosa, em Petrópolis. "Foi minha escola trabalhar nesse restaurante. Pelo Locanda passaram grandes chefs italianos e franceses. Trabalhei por volta de quatro anos nesse restaurante, a cada quinze dias fazíamos um cardápio diferente", diz o ex-participante do Masterchef Profissionais.

De Petrópolis, foi para São Paulo trabalhar em um bistrô na Alameda Santos. "Fiquei três meses nesse lugar. Percebia que tinha algumas coisas que não funcionavam bem no restaurante. Saí de lá e fui trabalhar como cozinheiro no restaurante do pai de um colega que havia feito estágio comigo, em Petrópolis. Fiquei nessa função durante um tempo para só depois exercer o cargo de subchefe", conta.

Ivo trabalharia ainda com os chefs Rodrigo Martins e Jefferson Rueda. "Passei por várias casas importantes e que marcam o cenário gastronômico brasileiro como o Pomodori, onde conheci os chefs Martins e Rueda, e o Terra Madre, onde manipulava uma tonelada de peixes por semana", diz.

Ivo Lopes participou da primeira edição do reality show MasterChef Profissionais
Reprodução
Ivo Lopes participou da primeira edição do reality show MasterChef Profissionais

Leia também: Carol Narizinho fala de projetos como atriz e comemora sucesso da loja virtual

O primeiro prêmio viria depois do seu trabalho no restaurante Due Cuochi, em São Paulo. "Durante quatro anos fomos eleitos o melhor restaurante italiano da cidade, e eu o chef revelação pela revista Gula", lembra. Ivo acumularia ainda os prêmios de "Chef Revelação 2011" pela revista Prazeres da Mesa e "Chef 5 Estrelas Bom Gourmet", em 2014 e 2015.

Reality show

Apontado como um dos favoritos na primeira temporada do MasterChef Profissionais, Ivo ficou em quarto lugar daquela edição. "Quando a gente chega para gravar é sempre uma surpresa porque ninguém sabe quem é quem. A produção consegue separar todo mundo e nós só nos conhecemos literalmente dentro do programa. Eu era o mais experiente daquela edição", lembra.

Projetos

"Acabei de abrir um restaurante em São Paulo chamado de Avenida Café Bistrô. Sou sócio junto com um casal. O bistrô fica localizado na Mooca, possui 40 lugares e trabalha com um cardápio franco-italiano. Devo abrir ainda um restaurante no Jardins, um bar porque amo comida brasileira e uma ONG para ensinar gastronomia", conta Ivo Lopes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.